A place that gathers the best of games, comics and food. A site to all Gourmet Gamers and Glutton Readers out in the world.
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
Bolo Brownie de Banana (com castanha de caju) + um feriadão
Não sei como é em outros países, mas aqui no Brasil, feriadões acontecem aos montes. É sim. Basta dar uma olhada no calendário daqui que vocês vão notar. E esse de 7 de setembro (dia da Independência) é só mais um deles. Bom, aqui onde eu moro é.
Aqui em Santos, onde moro, dia 8 também é feriado. O de Nossa Senhora de Monte Serrat. Veja bem, eu nunca fui uma pessoa religiosa, certo? Respeito quem segue e tal, mas eu não sou assim (nem católica eu sou), mas sei ser grata por mais um dia de descanso em casa, se é que vocês me entendem.
A vantagem de ficar mais um dia em casa, é que você pode colocar em dia tudo aquilo que faria só fim de semana. Mas isso fica para as pessoas normais e organizadas. Pra mim, a vantagem de ficar mais um dia em casa se resume em: dormir, assistir filme e fazer algo gostoso na cozinha.
Vendo alguns programas gravados, achei um da Lorraine Pascale, em que ela fez um brownie de Oreos. Passei muito tempo pensando se valia a pena usar biscoitos em uma massa de brownies, até que um dia tentei os blondies cookies'n'cream e vi que dava certo. Mas de lá pra cá acabei esquecendo dessa receita - e também de que não tinha mais nenhum pacote de Oreos no armário.
Fica pra outro dia.
Mesmo com a falta dos biscoitos, ainda estava decidida a fazer brownies, então fui folhear os meus livros pra me inspirar. No meu livrinho da BBC, acabei achando uma versão que nunca tinha tentado: brownies de banana. Sim, banana. Todo esse tempo passei batido por ela. Pensa que combinação boa: banana, chocolate e nuts. Uma coisa legal na receita, é que você pode fazer tudo em um só recipiente - basta peneirar os secos diretamente na panela da mistura cremosa.
Só mais uma coisa: depois de pronto percebi que tinha uma textura diferente de um brownie. Parecia mais com algo entre bolo e brownie, então rebatizei o nome. Mas ainda assim ficou muito bom. E olha que usei xerém (castanha de caju tostada e granulada). Vou tentar com castanha do Pará ou amendoim da próxima vez. Em outro feriado, quem sabe.
Ingredientes:
175g de manteiga, cortada em pedaços
300g de açúcar mascavo claro
175g de chocolate meio amargo, em pedaços
100g de castanhas (Pará, caju, nozes, amêndoas ou avelãs), tostadas e picadas (usei xerém)
3 ovos, batidos
2 bananas maduras, amassadas
100g de farinha fermentada
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento
Pré aqueça o forno a 170ºC. Unte e forre o fundo de uma assadeira de 18 x 28cm com papel manteiga. Em uma panela grande, coloque a manteiga, o açúcar e o chocolate, e aqueça, mexendo delicadamente, até derreter e ficar com aspecto cremoso. Remova a panela do fogo, e deixe esfriar um pouco - senão os ovos vão cozinhar assim que acrescentá-los. Acrescente as castanhas, os ovos e as bananas amassadas e misture bem. Peneire a farinha, o cacau e o fermento em pó, e depois acrescente à mistura. Despeje a massa na assadeira preparada e asse por 30 minutos ou até ficar firme no centro (o meu demorou 45 minutos para firmar). Deixe esfriar na assadeira, desenforme e corte em pedaços.
Rende 15 pedaços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário