terça-feira, 17 de maio de 2016

Pão de Aveia Irlandês (e rápido) para um dia chuvoso





  
   De ontem pra hoje choveu bastante. E a temperatura caiu bem também. Aqui em casa quando isso acontece, vira oportunidade de fazer sopa. E cá entre nós, não tem nada que combine melhor com sopa do que pão. Aproveitando esse friozinho (que me rendeu alguns espirros de manhã), resolvi usar o forno também.

O último Soda Bread que fiz foi no mês passado, e também para acompanhar a panela de sopa que minha mãe tinha feito. Mas confesso que achei um pouco sem graça. Talvez pelo fato de não ter usado uma farinha própria para pães, como dizia no livro, ou talvez pelo pecado de não ter colocado sal o suficiente por medo de atrapalhar o sabor da sopa :-P

O Soda Bread é bem fácil de ser feito. Uma das coisas boas dele é não ter que usar fermento biológico, e por isso não tem que esperar o tempo de descanso/crescimento da massa. Escolhi esse de aveia do blog da Elise porquê queria usar aveia. E não é que dessa vez o pão deu certo? 

Confesso que quando fui manusear a massa e ela estava bem grudenta me deu uns calafrios. Acrescentei um pouco mais de farinha na sova, só o suficiente pra não grudar demais e voltei ao modo de preparo. E depois de ter feito o resto do procedimento, meu pão saiu. Bonito, cascudinho, dourado e rústico. Como eu queria que ficasse.







Ingredientes:


2 xícaras (170g) de aveia em flocos grandes
2 1/4 xícaras (290g) de farinha de trigo + um pouco mais para finalizar o pão
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal kosher (usei o cinza francês, de Guerande)
1 1/2 xícara (350ml) de buttermilk
1 ovo, levemente batido
Manteiga para untar a forma


Pré aqueça o forno a 230ºC. Passe a aveia pelo liquidificador ou processador, e triture a aveia até virar uma farinha. Em uma tigela grande, coloque a aveia triturada, a farinha de trigo, o bicarbonato, o açúcar e o sal, e misture muito bem. Em uma jarrinha medida, misture o ovo com o buttermilk. Faça um buraco no centro da mistura de farinha, e despeje o buttermilk. 
Devagar, em movimentos circulares, com uma colher de pau, vá misturando os ingredientes. Procure não misturar demais. A mistura tem que ficar meio empelotada. Se a massa estiver muito grudenta para manusear, acrescente mais farinha. Se estiver muito seca, acrescente um pouco mais de buttermilk. Sove umas duas ou três vezes, e molde a massa. 
Unte levemente com manteiga uma forma ou assadeira de ferro (ou se não tiver uma de ferro, alguma que resista à altas temperaturas). Com uma faca grande e lisa, corte uma cruz na superfície, com a profundidade de cerca de 5cm (tentei outro desenho, mas não deu muito certo). Leve ao forno por 15 minutos a 230ºC, depois diminua para 205ºC, e asse por mais 25 minutos. 
Para testar se o pão está pronto, retire-o do forno, vire-o e dê umas batidinhas no fundo. Se sair um som oco, estará pronto. Retire do forno, e deixe esfriar na assadeira por 10 minutos. Remova da assadeira, e deixe esfriar em uma gradinha por 15 minutos ou mais. 
Esse pão fica melhor de ser consumido algumas horas depois de assar. Sirva com manteiga e geléia. Se for guardar, enrole-o em um pano limpo (enrolei em papel toalha, e coloquei em um saquinho.)

Nota: Para fazer 1 xícara de buttermilk, misturo 3 colheres (chá) de suco de limão com 1 xícara de leite, e deixo descansar por 10 minutos e então utilizo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário