segunda-feira, 16 de maio de 2016

Minha primeira experiência com Pani Popo (Pão Samoano de leite de coco)






    Nunca fui muito boa me fazer pães. Mas ainda assim, eu sempre tentei. Hoje em dia estou melhorando, mas ainda falta muito pra chegar onde eu quero. A primeira vez que fiz pão, foi um completo desastre. Achava que tinha que acrescentar farinha até a massa para de grudar nos dedos, e como acrescentei demais, o pão não cresceu, e acabei jogando uma fornada inteira de pães de leite no lixo. Na segunda foi mais ou menos a mesma situação, mas a receita era de pãezinhos recheados. 

Conforme o tempo foi passando, fui aprendendo algumas coisas, mas o medo de errar começou a tomar conta. Acompanhava vídeos e blogs com várias receitas de pães, e comprei alguns livros sobre o assunto. Mas o medo de errar e ter que jogar fora tomava conta de mim, e acabava nem tentando a receita. Assim, acabei jogando muita farinha e fermento biológico no lixo sem nem mesmo ter tentado fazer pães. Chato isso, né? E era mesmo...

Pouco tempo atrás decidi que tentaria fazer pães de novo, e eis que deu certo. Fiz uma massa de brioche que acabou dando certo. Fiquei felicíssima com o resultado. Tão feliz que na semana seguinte resolvi fazer uma segunda vez, porém com outro sabor. Adivinha... Deu errado. Mas não conformada, esperei mais uma semana e tentei de novo. Cresceram. No mês seguinte dei uma trégua, mas infelizmente depois disso, tive que cumprir alguns compromissos que exigiram parte do meu tempo livre. Então fiquei sem fazer pão por um longo tempo.

Procurando uma receita de pão que usasse leite de coco, acabei encontrando a desse Pani Popo. Engraçado que eu nunca tinha visto essa receita. Depois que procurei receitas desse pão em vários blogs, optei pela versão vegan. Não só pelo fato de ser vegan, mas porquê era a mais simples e rápida. A única coisa chata no blog onde achei, eram as informações. Exemplo: se a pessoa fala que assou numa frigideira e não diz o diâmetro da mesma, quem for fazer a receita fica perdidasso... 

No blog também não dizia o tempo exato de descanso/crescimento da massa. Dizia apenas para esperar dobrar de volume. Até aí é mais fácil resolver. No meu caso, esperei cerca de 1h30m para o primeiro crescimento e pouco mais de 40 minutos já na forma. E se precisar assar um pouco mais, não tenha medo. Eu precisei assar uns 10 minutos a mais, e ainda assim continuou bem macio.

Veredicto? É um pão macio e bem gostosinho. É leve apesar de levar bastante leite de coco, e com certeza na próxima vez que eu fizer, vou usar uma forma mais baixa e maior, porquê senti falta do dourado por cima. Resumindo, é um pão macio, com um doce suave, e que assa numa piscina de leite de coco. É. Ele assa mergulhado no leite de coco. A camada de leite de coco que forma no fundo, vai ficando mais branquinha e mais grossa conforme ele vai esfriando. 






Ingredientes:

3 xícaras (360g) de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
1/4 xícara (60ml) de água morna
1 pitada grande de sal
1 colher (copa) (15ml) de óleo de semente de uva (ou algum óleo vegetal - usei girassol)
2 garrafinhas (400ml) de leite de coco
1/4 ou 1/3 de xícara de açúcar (se quiser mais ou menos doce - usei 1/3)
Açúcar demerara ou coco ralado para finalizar


Na tigela grande da batedeira, peneire a farinha de trigo, faça um buraco no meio, e acrescente a água morna e polvilhe o fermento nela. Espere uns 5 minutos, ou até o fermento se dissolver e aparecerem bolhas. 
Acrescente o óleo e a pitada de sal, e com o batedor de massa em forma de gancho, batendo em velocidade baixa, vá acrescentando metade do leite de coco, até a massa ficar lisa, pesada, e não deixar nada grudado nas laterais da tigela. Vai ficar um pouquinho pesada, mas não tenha medo. 
Coloque a massa em uma tigela levemente untada com óleo e cubra, deixando crescer até dobrar de volume (depois de 1h30m a minha massa já tinha dobrado de volume).
Depois de crescida, divida a massa em 9 ou 10 bolas, e arrume-as em uma assadeira ou frigeira de ferro (usei uma forma de alumínio com 23cm de diâmetro).
Cubra e deixe quase dobrar de volume (uns 30 minutos a minha).
Enquanto o pão cresce, pré-aqueça o forno a 190ºC.
Misture o leite de coco restante com o açúcar e reserve.
Despeje o leite de coco sobre os pães e polvilhe o demerara (ou o coco ralado) sobre cada um e leve ao forno. Asse por 40 minutos, ou até ficar dourado e ter absorvido o leite de coco. Sirva morno ou frio.



O fundo com a camada de leite de coco, ainda morno

Notas:

  • Pra quem não tem certeza das medidas, foi usado 3/4 xícara + 2 colheres (sopa), ou seja 205ml, um pouquinho a mais, mas que não vai fazer problema na hora de medir;
  • Eu deveria ter colocado um pouco mais de farinha na hora de fazer as bolas/pães, mas fiquei com medo de acrescentar demais e atrapalhar o crescimento;
  • A quantidade de leite de coco para regar os pães pode ser reduzida. Da próxima vez colocarei um pouco menos.



Pena que o tempo fechou e não pude fotografar mais.
Literalmente, foram os últimos raios de sol antes do temporal,
que deixou 4 da tarde com cara de 7. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário