A place that gathers the best of games, comics and food. A site to all Gourmet Gamers and Glutton Readers out in the world.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Brownies de cacau e uma questão de Nervos
Faz muito tempo que não tenho dias que eu possa chamar de calmos. Um tempo atrás, quando estava começando a me acostumar novamente com a calmaria, chegaram algumas notícias, e então voltei pra correria. E quando menos se percebe, começa aquela rotina doida. Doida a ponto da gente não lembrar se almoçou ou tomou café, ou se está lembrando do que comeu no dia anterior :-P
Mas a vida segue. Ontem não foi um desses dias calmos. Aliás, foi bem estressante. Não na minha casa, mas quando você mora perto de grêmios e de lugares que dão eventos em dias especiais...
A festa começou por volta das 10 da manhã e terminou 1 hora da manhã. Sim. Uma da matina. Minha vontade era de ir até e estrangular o cara do microfone. Sim. Eu tive vontade de estrangular uma pessoa que nem conheço. E quando chego nesse ponto, preciso procurar algo pra relaxar, e com urgência.
Uma das coisas que mais me dá tranquilidade é cozinhar. Fazer comida, principalmente doces me acalma. Fazer o quê? Minha mãe era a mesma coisa quando éramos crianças. Lembro de uma senhora chamada Janete, que morava no prédio ao lado do nosso, e nossas cozinhas e áreas de serviço eram quase frente a frente. Ela era muito divertida, e toda vez que ela sentia cheiro de torta, bolo e cocada vindo da minha casa, ela já falava pro pessoal: "Xiiii! A Elaine tá nervosa hoje! Assim ela mata a gente!" e dava risada. O pior é que era verdade. Quanto mais nervosa minha mãe ficava, mais produzia na cozinha. Não que fosse uma vantagem ver minha mãe nervosa, mas os vizinhos passavam bem.
Muitas vezes ajudei minha mãe nessas crises, e confesso que naquela época não imaginava que fosse verdade essa história de cozinha terapêutica até chegar aos meus 12 anos. Foi nessa época que meu nervosismo começou a produzir coisas na cozinha também. E isso até hoje. Veja bem, não cozinho só quando estou nervosa. Mas quando estou nervosa, ou com algum problema que não posso resolver, existem apenas 5 coisas que resolvem meu caso: cozinhar, ouvir música, ver filmes com imagens lindas, dormir e comer algum doce. E já que assistir filmes e ouvir música por causa de estresse auditivo seria loucura, optei por ir até a cozinha.
Decidi fazer esses brownies por alguns motivos: primeiro porquê faz bastante tempo que não asso brownies; segundo porquê são bem fáceis de fazer e terceiro porquê não leva chocolate, que tem bem pouco e estou segurando para usar em outras receitas. Não me lembrava do quanto eles eram gostosos e macios, e acho que o fato de não ter usado nenhum tipo de nozes deixou-os mais levinhos.
Aí fica aquela pergunta no ar: eu me acalmei? Acalmei, sim. Produzir algo bonito e gostoso, e que te ajuda a ficar mais calma? Me jogo. E com gosto ;-)
Ingredientes:
10 colheres (sopa) ou 140g de manteiga sem sal, não muito gelada
1 1/4 xícara (250g) de açúcar refinado
3/4 xícara (80g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes, gelados
1/2 xícara (70g) de farinha de trigo
2/3 xícara (74g) de nozes chilenas ou pecãs picadas (opcional) (não usei)
Pré aqueça o forno a 160ºC. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, e forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho pra fora da forma, formando "alças" de pelo menos 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não unte as alças (elas precisam continuar secas na hora de desenformar). Reserve.
Coloque a manteiga em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria até derretê-la. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e bem quente (quente o suficiente que seu dedo não aguente ficar em contato com a massa). Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Adicione a baunilha e misture com uma colher de pau (ou espátula de silicone). Acrescente os ovos, um a um, batendo e mexendo bem a cada adição. Quando a massa estiver espessa e brilhante, acrescente a farinha, e misture até que não dê mais pra ver o ingrediente na massa. Com a colher de pau (ou espátula de silicone) bata bem a massa (bata de cerca de 40 vezes com força, até ficar mais grossa e lisa). Acrescente as nozes, se for usá-las.
Espalhe a massa uniformemente na forma preparada.
Asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que um palito inserido no meio do brownie saia úmido e com um pouquinho de massa. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Retire o brownie da assadeira com a ajuda das alças de papel alumínio, e corte em quadradinhos. Remova do papel alumínio com cuidado, pois estarão bem úmidos e correm o risco de quebrar.
Rende 16 quadradinhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário