terça-feira, 3 de maio de 2016

Bolinhos de limão para um fim de tarde (que saiu por volta das 7 da noite)




   Tem coisas que a gente vai aprendendo com o tempo. Seja em qualquer área da nossa vida, nunca é demais. Calma. Não vou abordar nenhum assunto sério aqui. Assuntos mais sérios eu já sou obrigada a lidar todos os dias. Mas aqui não. Aqui é minha área de descanso. E se volta e meia eu desabafo é porquê a coisa offline realmente estava séria. Mas prosseguindo, aqui é minha área de lazer.

Mesmo depois de tantos anos lendo e pesquisando sobre reaproveitamento de alguns alimentos, e sobre como guardar e preservar ingredientes, a gente falha. Eu já sabia que poderia guardar/congelar o suco de limão, mas nunca tinha feito isso com as cascas. Congelar casca e raspas de cítricos eu nunca tinha tentado.




Domingo, minha mãe decidiu fazer o risoto de camarão dela, e ia usar o suco de um limão siciliano. Me ofereci para ajudar, e quando vi aquele limão, tão amarelo e lindo, e a casca tão cheirosa que eu tive que usá-la. A primeira coisa que fiz foi ralar bem fininho e guardar em uma tigelinha com filme plástico na geladeira. 

A minha intenção depois de guardar a casca ralada, era trocar por um potinho e levar ao freezer. Só que como vocês viram no post anterior, meu domingo não foi lá dos melhores, e acabei esquecendo as raspas na geladeira. Quando me lembrei, já eram mais de 6 da tarde, e comecei a ficar chateada só de pensar que tinha perdido tempo com aquilo.

Pra minha surpresa, a casca ainda estava ótima, e coloquei a cabeça pra funcionar pensando em como utilizá-la em alguma receita rápida. Pensei em madeleines, em alguma sobremesa, mas aí folheando um livrinho da BBC (livrinho mesmo, deve ter menos de 15 x 15), achei essa receita. Já fazia bastante tempo que não fazia. Motivo? Reclamação da minha mãe e cia sobre "detesto a sensação de açúcar nos dentes" ¬_¬

Mas fui fazer assim mesmo. Porém decidi fazer apenas meia receita, afinal, se sobrasse muito bolo quem teria que dar conta depois seria eu. E eu não estou mais em condições de fazer esse tipo de besteira (isso foi lá na época em que eu subia correndo 20 lances de escada e ainda fazia aula de spinning - confesso que sinto falta...). A receita pede a casca ralada de 1 limão siciliano grande, mas sempre usei o dobro, assim o sabor do limão fica mais forte. Mas cada um é cada um, e se quiser seguir de acordo com a receita vai em frente, porquê fica tão bom quanto.





 Ingredientes:

100g de manteiga amolecida
175g de farinha fermentada (com fermento)
1 colher (chá) de fermento em pó
175g de açúcar (usei o orgânico)
2 ovos grandes
6 colheres (sopa) de leite
Casca ralada (bem fininha) de 1 limão siciliano grande

Cobertura/casquinha de açúcar

3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
100g de açúcar (usei o orgânico, aquele que parece cristal fininho)
Confeitos de açúcar ou flores cristalizadas para decorar


Pré aqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma retangular de 18x28cm e forre o fundo com papel manteiga. Coloque todos os ingredientes do bolo em uma tigela média, e leve à batedeira, batendo por 2 ou 3 minutos, ou até que a massa saia com facilidade da colher/pá da batedeira, e esteja clara e fofa. Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície com uma colher ou espátula.
Leve ao forno, e asse por 30 - 40 minutos, ou até que a dourado e firme ao toque.
Retire do forno e comece a preparar a calda rapidamente.
Misture bem o suco com o açúcar, até que o açúcar esteja completamente úmido.
Espalhe essa mistura por cima de todo o bolo enquanto ele ainda estiver quente, e leve-o para esfriar.
Quando o açúcar estiver firme ao toque, decore com as flores cristalizadas.
Rende 15 porções




Notas:

  • fiz metade da receita, e usei quatro forminhas com capacidade para 1 xícara (250ml) cada;
  • para substituir cada xícara de farinha fermentada (com fermento): peneire 150g de farinha de trigo comum + 2 colheres (chá) de fermento em pó;
  • na receita original, os quadradinhos de bolo eram decorados com violetas cristalizadas, substituí por flores de açúcar;
  • tentei apresentar os bolinhos tanto com o lado do açúcar pra cima, quanto com o fundinho, mas apresente/sirva do lado que achar mais bonitinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário