Não gosto de cometer erros, mas como todo mundo, os cometo. E pra minha raiva, com uma certa frequência. Alguns a gente contorna, outros a enfia o pé na jaca de uma vez. O tipo de erro que eu mais detesto, é o por falta de atenção. Sabe quando a gente tem certeza de que tem uma coisa, mas não vai conferir confiando nessa certeza, e na hora que precisa daquilo descobre que na verdade não tem? Pois é...
Faço estoque de algumas coisas constantemente. Não por vício, mas por morar razoavelmente longe de mercados de qualidade, e que vendem ingredientes que você normalmente não acha nos de bairro. Açúcar mascavo é uma delas. E noz-moscada, pimenta da jamaica e alguns outros temperos também.
Quando meu pote de açúcar mascavo estava chegando no fim, não me importei muito, porquê tinha certeza que tinha comprado mais 1kg e que estava no armário. E eu tinha comprado mesmo. E realmente estava no armário. Mas por conta do excesso de calor, ele estava estragado. O problema de não verificar as coisas confiando no fato de estar tudo bem e não estar, é ruim. Mas quando você começa uma receita confiando nisso...
Com o calor intenso que fez umas semanas atrás, uma penca de bananas tinha amadurecido literalmente, de um dia para o outro. Como a maioria não curte banana aqui em casa, e quando curte, gosta só delas firmes, tive que apelar pro congelador. E foi o que eu fiz. Usei uma parte dessas bananas congeladas pra fazer esse bolo. Voltando a saga do açúcar, quando abri o pacote, e senti aquele cheiro forte, até mesmo fermentado, quase surtei. Eu ia usar açúcar orgânico comum, quando minha mãe me perguntou se o demerara dava pra substituí-lo. Mãe, te amo. Você sempre me salvando até em coisas bobas como essa.
A parte chatinha de usar o demerara, é que ele não dissolve completamente, e na hora de bater com a manteiga, por exemplo, vai saltar. Mas quer saber? Valeu a pena mesmo assim. Mas acho que já passou da hora de ser mais atenta e parar de confiar na sorte. Preciso ficar mais alerta. Sério. E tomar conta do que eu compro, e na quantidade e onde armazeno. Afinal, dinheiro não dá em árvore. Mas por enquanto vou continuar usando o demerara pra substituir o mascavo onde for possível.
Só mais uma coisa: estou muito feliz com o marmorizado desse bolo. A receita é de uma revista antiga da Donna Hay.
Ingredientes:
125g de manteiga, sem sal, amolecida
1 xícara (175g) de açúcar mascavo (usei demerara)
2 ovos
1 1/2 xícara (225g) de farinha de trigo, peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó, peneirado
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de mixed spice*
1 1/2 xícara de banana amassada (3 a 4 bananas médias)
1/4 xícara (60ml) de golden syrup (usei Karo)
100g de chocolate amargo, derretido
Cacau em pó, para decorar
Pré aqueça o forno a 160ºC. Coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira, e bata por uns 10 minutos, ou até a mistura ficar clara e cremosa. Gradualmente, adicione os ovos, batendo bem a cada adição. Acrescente a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato e o mixed spice, e com uma espátula, mexa bem, de baixo pra cima, até misturar. Coloque a banana e o golden syrup e misture. Separe metade da massa em uma outra tigela, e acrescente o chocolate derretido nela e misture bem. Unte e forre com papel manteiga, uma forma para pão/bolo inglês de 7,5cm x 32,5cm x 8cm (L x C x A).
Acrescente colheradas de massa, formando camadas alternadas de cada uma das misturas. Com a parte de trás de uma faca lisa (tipo de passar manteiga), faça movimentos largos de zigue-zague na massa ao longo do comprimento ( \/\/\ ) para marmorizar a massa. Cuidado para não misturar demais, aí não vai ficar marmorizado. Leve ao forno por 60 - 70 minutos, ou até inserir um palito no centro e sair limpo. Deixe esfriar na forma. Após esfriar completamente, polvilhe cacau em pó por cima e sirva.
*Mixed spice é uma mistura de temperos muito usada em bolos, tortas, pães e sobremesas, normalmente em países de língua inglesa, e principalmente na época do Natal.
Ingredientes:
2 colheres (chá) de pimenta da jamaica
1 pauzinho de canela de uns 5cm
2 colheres (chá) de cravo
2 colheres (chá) de noz-moscada em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de cardamomo em pó (opcional)
1 colher (chá) de coentro em pó (opcional)
Moa a pimenta da jamaica, a canela e o cravo até virarem pó. Acrescente a noz-moscada e o gengibre e misture bem. Acrescente o cardamomo e coentro, se for usar (eu não usei), e misture bem. Guarde em um pote hermético, em lugar fresco e seco, e de preferência bem longe da luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário