terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Brigadeiro de Gingerbread




  Esse queridão aí, eu estou tentando fazer já tem muuuito tempo. Era pra ser feito no Natal, mas não deu. Tentei fazer em janeiro, e fiz, só que passou do ponto e virou quase um caramelo. É... Pensa que a gente não erra? Mesmo com tantos anos na cozinha a gente as vezes perde o ponto de um simples brigadeiro. Tudo depende da hora e do momento, amores. 

Enfim, fiz o brigadeiro. Ficou muito bom, mas é aquilo, se cozinhar demais já era. Pra quem gosta de gengibre, é uma beleza, porquê o gosto fica bem acentuado. Resolvi fazer uma surpresa e arrumei numa latinha de presente pros meus queridos aqui de casa, e aproveitei pra fotografar.

Engraçado que a manhã estava bem nublada, sem nenhum raio de sol, não dava pra imaginar que na hora das fotos ele fosse dar as caras. A prova disso são as gotinhas que começaram a aparecer no granuladinho de chocolate. Mas não se enganem, o sabor continuou ótimo. Eu só mudaria o granulado ao leite pelo amargo da próxima vez.




Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1/8 de xícara ou 2 colheres (sopa) de melado de cana
1 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
Nozes pecãs tostadas e moídas para decorar (usei granulado de chocolate ao leite)


Coloque todos os ingredientes (menos a pecã ou granulados) numa panela e leve ao fogo médio, mexendo até começar a levantar fervura. Diminua o fogo, e continue mexendo até cozinhar por cerca de 15 minutos (ou + ou - dependendo da panela utilizada). Retire do fogo, despeje em um recipiente (que aguente o calor) untado com manteiga e deixe esfriar completamente. Faça bolinhas do tamanho que desejar e passe-as pelas pecãs, ou granulado, como no meu caso. Rendimento: depende do tamanho escolhido.





Obs.: eu só tinha forminhas de papel para mini cupcakes, então fiz brigadeiros meio grandinhos. Disse isso para vocês terem mais ou menos idéia do tamanho que eu os fiz. Nesse tamanho, rende 12.





Nenhum comentário:

Postar um comentário