quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Verão, Erros & Biscoitos de Chocolate com Cereja que quase falharam





    E o verão começou. E com ele, além do calor e das fortes chuvas, vem aquela dúvida sobre o que fazer pra ceia de Natal. Bom, não aqui em casa. Já faz um tempo que a ceia não é um problema tão grande, e que ninguém mais fica tão preocupado com isso. Porém, é sempre bom ter algo pra oferecer caso uma visita repentina dê o ar da graça (coisa comum nessa época do ano).

Como estava muito quente para manusear qualquer tipo de massa para biscoitos, acabei optando por uma receita tipo slice and bake, assim bastaria preparar a massa, formar um tubo, levar para gelar e depois fatiá-la e assá-la. Bom, ao menos foi o que eu achei que iria acontecer.

Comida é uma coisa que ás vezes, por mais que você prepare da forma correta, tem dias que acaba desandando. E foi esse o caso. Veja bem: eu não vou colocar toda a culpa na receita, porquê existem diferenças de pesos e medidas entre um país e outro, e isso pode ter influenciado a textura da massa. Porém, fiz uma burrada enorme, que quase colocou tudo a perder.

Cometi o erro bobo de achar que colocando a massa no freezer a deixaria melhor de se cortar. E que estando mais firme, as gotinhas e os pedacinhos de cereja na escapariam das fatias cortadas. Errado. A partir do momento que passei a faca, o tubo inteiro se partiu ao meio, no sentido do comprimento. Quase surtei. Aliás, podem colocar o quase pra fora dessa frase, porquê eu simplesmente surtei. Mesmo que só por uma hora, mas surtei. A vontade de jogar tudo fora era grande. E os xingamentos, maiores ainda. Mas depois passou. Ainda bem que passou.

Meu humor só começou a melhorar depois de lembrar que a massa deveria ficar um pouco fora da geladeira para se tornar macia e moldável novamente. E foi o que fiz. Esperei ela ficar macia de novo, e no lugar do tubo, moldei pequenas porções de massa formando biscoitos e os levei para assar. E não é que deu certo? Ainda bem que desisti de moldar outro tubo. No fim das contas, os biscoitinhos estavam bem gostosinhos, e ficaram com uma aparência bem melhor do que se tivessem sido cortados. Mas esteja livre para testá-los do jeito que está na receita também, ok? 




Ingredientes:

1 xícara (220g) de manteiga, em temperatura ambiente
½ xícara (110g) de açúcar
½ colher (sopa) de extrato de baunilha
2 xícaras (300g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (70g) de cerejas ao maraschino, drenadas e picadas (pressione as cerejas no papel toalha para secá-las bem)
2/3 xícara (115g) de gotas de chocolate (ao leite ou amargo)

 

Em uma tigela média, misture a farinha com o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até virar uma mistura cremosa, e misture a baunilha.
Adicione a mistura de farinha e sal, e misture até a massa formar ficar empelotada.
Adicione as gotas de chocolate e a cereja picada.
Com as mãos, amasse a massa para misturar bem, e molde-a em um cilindro com cerca de 5cm de diâmetro, pressionando-a bem (senão quando for cortar pode começar a se desmontar). Enrole-a em filme plástico, e leve para gelar por no mínimo duas horas.
Pré aqueça o forno a 165ºC e forre uma assadeira com papel manteiga.
Corte rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura (se na hora de cortar algum ingrediente escapar, coloque-o de volta na massa e pressione) e arrume-os na assadeira, com cerca de 2 cm de distância entre cada.
Asse os biscoitos de 10– 15 minutos (ou até que comecem a ficar levemente dourados no topo).
Deixe-os esfriar por 5 minutos na assadeira, e depois transfira-os para uma gradinha até esfriarem completamente.


Rende 24 biscoitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário