domingo, 13 de novembro de 2016

Dando vida útil para um limão siciliano perdido (com uma tortinha)




    Pois é, gente. Mês que vem já é dezembro, o mês do Natal. O tempo tá passando rápido, né? Não sei pra vocês, mas pra mim isso é uma coisa boa. Um tempo atrás não era bem assim, não. Aliás, pra falar a verdade, era exatamente o oposto.

Eu surtava fácil quando precisava entregar ou esperar chegar algo. Em situações de pressão, nem te conto. Ainda mais nessa época. Quando eu pensava que mais uma ano chegava ao fim, batia uma neurose tão grande... Começava a pensar em todas as coisas que ainda não tinha realizado e que não dariam tempo pra realizar até o fim do ano. Ainda bem que decidi mudar.

Como não faz muito tempo que comecei a me focar em atividades e pensamentos menos estressantes (e neuróticos), de vez em quando ainda tenho momentos assim. Semanas atrás precisei tomar algumas decisões e, quando percebi, estava vivendo um desses momentos. Então comecei a buscar coisas que me deixavam mais calma, como escutar música, assistir alguns filmes e claro, dormir mais. É, dormir. Porquê a cabeça não para nem de madrugada.

Ir pra cozinha preparar algo sempre me ajudou a ficar calma, mas evitei isso por um único motivo: do jeito que estava me sentindo, se o que eu fizesse saísse errado, eu ficaria bem pior. E acabei me esquecendo de algumas coisas que estavam lá, no fundo da gaveta da geladeira, como esse limãozinho siciliano.

Por sorte, ele estava inteiro e totalmente usável, tanto a casca como o suco. A casca eu ralei e deixei na geladeira para outro uso, mas o suco decidi usar pra fazer uma tortinha (no diminutivo porquê só rendeu 1/4 de xícara dele). O importante é que o danadinho rendeu, e que esse 1/4 se tornou um agradinho comestível num fim de tarde fresco e chuvoso.
 
 

Ingredientes

Massa:
 

1 1/3 xícaras (200g) de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal, gelada e picada

2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo, levemente batido
1/4 colher (chá) de baunilha


Recheio:
 

1 xícara (250ml) de creme de leite fresco
2 ovos
3 gemas
1/2 xícara (110g) de açúcar
1/2 xícara (120ml) de suco de limão siciliano (coado, sem gominhos)


Primeiro faça a massa: coloque a farinha, a manteiga e o açúcar num processador de alimentos (ou use a batedeira com o batedor em formato de pá) e processe até obter um farelo grosso. Junte o ovo e a baunilha e pulse até que todos os ingredientes formem uma massa. Retire do processador e forme uma bola. Achate-a formando um disco, embrulhe-a em filme plástico e leve para geladeira por 15 minutos.

Abra a massa com um rolo, sobre uma superfície levemente enfarinhada, até que ela fique com 3mm de espessura. Forre uma forma funda para tortas, com 22cm de diâmetro com a massa, retirando os excessos. Fure a base com um garfo e leve à assadeira para geladeira por mais 30 minutos.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Cubra a massa na assadeira com um disco de papel manteiga, encha-a com feijões secos ou pesinhos próprios para confeitaria (usei bolinhas de gude) e asse por 15 minutos. Retire os feijões/pesinhos e o papel, e asse por mais 2-3 minutos ou até que doure. Retire do forno. Reserve. Reduza a temperatura do forno para 140ºC.

Para fazer o recheio, junte o creme de leite, os ovos, as gemas, o açúcar e o suco de limão numa tigela e misture bem com um fuê. Despeje o líquido na base da torta e, usando as costas de uma colher de metal, remova quaisquer bolhas que possam ter se formado na base do recheio. Asse por 20 minutos ou até que o recheio fique firme. Deixe esfriar e leve para a geladeira para firmar completamente.


Rende 8 fatias (Fiz 1/2 receita, usei uma forma de 18cm de diâmetro e consegui 6 fatias pequenas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário