quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Pão de Abobrinha (com Nozes) & destorcendo o nariz para sabores




    Nessa época de eleições, a pior coisa que existe é assistir tevê aberta. O pior, é que mesmo em canais pagos, não conseguimos nos livrar por completo dessa praga que só finda domingo dia 2 (só de pensar na possibilidade de um segundo turno, e passar mais um mês com cartazes, megafones e comícios aqui perto me dá náuseas). 

Foi numa época semelhante que optei pelo Netflix. Todo mundo dizia que era excelente e tal, mas por achar que era só modinha, vivia torcendo o nariz. No dia que deixei o preconceito de lado e resolvi acessar (meu irmão já tinha assinatura e me incluiu), não só gostei, como assisto séries e filmes por lá pelo menos duas vezes por semana hoje em dia.

Uma das coisas que também torcia o nariz, era o pão de abobrinha que sempre via nos meus livros culinários. Sempre associei abobrinha com coisas salgadas, como parmesão, bacon, farinha de rosca e ervas... Abrir minha mente para misturar com açúcar e canela numa receita, era algo totalmente absurdo pra mim. 

Uns dias atrás, folheando mais um desses livros, decidi ler novamente a receita de pão de abobrinha com nozes. Vi que tinha todos os ingredientes em casa, e apesar de não arriscar fazer a receita inteira (fiz 2/3 dela) para não usar mais de uma abobrinha, deixei o preconceito e fui tentar.

Depois de despejar na forma, fui experimentar o restinho de massa que estava grudada na colher (tenho esse vício feio de experimentar massa crua e raspar tacho) e achei o gosto bem agradável. Não era aguado e nem sem graça com eu imaginava. A canela e as nozes não dominam, mas são bem presentes, dando um sabor diferente (principalmente as nozes). 

Ás vezes vale a pena experimentar coisas diferentes, porquê algumas podem te surpreender, e até cair no seu gosto. Já outras, não importa quantas vezes a gente prove, sempre vai detestar (no meu caso, sushi).

 
Ingredientes:

1 xícara (150g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara (125ml) de óleo vegetal (preferencialmente canola - usei de milho)
3/4 xícara (150g) de açúcar
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (150g) de abobrinha ralada (com a casca)
3/4 xícara (95g) de nozes picadas


Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma para pão (ou bolo inglês) de 13 x 23cm. Reserve.
Em uma tigela média, misture a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e a canela em pó. Reserve.
Em uma tigela grande, com a batedeira, bata o óleo junto com o açúcar, os ovos e a baunilha, até ficar claro e grudento, cerca de 3 minutos. Junte a abobrinha. Adicione os ingredientes secos e misture apenas até umedecê-los. Acrescente as nozes e misture só até distribuí-las. Coloque a massa na forma preparada. Coloque a forma em cima de uma assadeira rasa, e asse por 50-60 minutos, ou até  inserir um palito no centro e ele sair com migalhinhas úmidas grudadas. Deixe esfriar na forma por 1 hora antes de servi-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário