quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Blondies Marmorizados de Chocolate & Amendoim + Mudança de tempo



    O tempo parece estar voando ás vezes. Parece até que foi ontem que eu estava comprando casacos pra usar no inverno. Faltando uma semana para a primavera, a temperatura aumentou de um jeito que parecia estar perto do verão. 

E com o aumento de temperatura, acontecem coisas boas e ruins. Uma das ruins, foi ver uma parte do meu chocolate em gotas amolecendo (e até mesmo derretendo, como aconteceu com o branco) dentro do próprio pote. É de deixar tenso qualquer chocólatra.

Antes que o pouco de chocolate ao leite que eu tinha em casa acabasse sem forma e grudado no fundo do pote, decidi fazer algo com ele. Marquei essa receita de blondies quase um ano atrás, mas como tive uma experiência ruim com uma receita semelhante, (não lembro se já contei isso aqui), acabei quase desistindo dela.

Como precisava usar alguns ingredientes por medo de estragarem com o excesso de calor (como o açúcar mascavo), deixei o medo de lado e fiz. Vocês acreditam que a receita usou exatamente a quantidade de açúcar mascavo e chocolate ao leite que eu tinha em casa? Parece coisa do destino. Tá, ok. Destino é exagero. Mas quando esse tipo de coisa acontece, acabo pensando em coisas assim.

É uma receita muito fácil. Mesmo. A parte mais chatinha é a de derreter e misturar a pasta de amendoim até ficar completamente pastosa (estava tão quente aqui, que ela ficou em estado líquido e tive que deixar uns minutos na geladeira para engrossar antes de medir e levar ao microondas) e sem nenhum carocinho. 

E não se preocupem com a textura dele ao sair do forno - vai parecer que não está pronto e você vai querer devolver pro forno - mas ele vai ficar na textura certa depois que esfriar meia hora na forma. Sei que chocolate, pasta de amendoim e blondies tem bem mais cara de inverno - e é verdade - mas aqui foi um caso de extrema necessidade. Mas, já que foi feito em nome da economia, e que rende só 9 pedaços (grandes), nem vai durar tanto assim (provavelmente não chegará ao fim de semana). E vocês sabem, né: o que não é visto, não é lembrado.





Ingredientes:

1/2 xícara (115g) de manteiga salgada, derretida

1 xícara (215g) de açúcar mascavo claro (usei o escuro), apertado na hora de medir
1 ovo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (150g) de farinha de trigo
1 xícara (175g) de chocolate ao leite em gotas (uso dividido)
1/2 xícara (150g) de manteiga/pasta de amendoim cremosa (usei a natural sem açúcar)


Pré aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma quadrada de 20 x 20cm, forrada com papel alumínio, e unte-o levemente e reserve. Em uma tigela média, coloque a manteiga derretida com o açúcar e misture-os  bem. Adicione o ovo e a baunilha e misture-os também. 
Adicione a farinha, e mexa apenas até umedecê-la por completo, tomando cuidado para não misturar demais. 
Acrescente 3/4 xícara de gotas de chocolate, reservando 1/4 para o fim. Coloque a massa na forma preparada, alisando com uma espátula se necessário. 
Leve a manteiga de amendoim ao micro-ondas por 45 segundos, na potência alta, e mexa até que ele fique cremoso. Coloque colheradas espaçadas por cima da massa. Com a ponta de uma faca, faça movimentos circulares e de ida e volta para marmorizar a massa. 
Espalhe o chocolate restante por cima da massa e leve ao forno. 
Asse por 25-28 minutos, ou até as laterais ficarem estufadas. Pode parecer que a massa não vai estar pronta, ela vai firmar quando esfriar. 
Deixe esfriar na forma por 30 minutos, depois corte e sirva. Se for guardar, guarde em um pote hermético, em temperatura ambiente ou na geladeira por até 1 semana.

Rende 9 quadrados grandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário