sábado, 13 de agosto de 2016

Bolinhos de mel e um pouco menos de desperdício




    No dia do bolo de cenoura com sultanas, fiz um pouco de farinha fermentada a mais, que acabei guardando em um potinho. Como não era uma quantidade muito grande, não soube como utilizá-la em nenhuma receita que fiz recentemente. Mas como eu não queria deixar estragar (o que ocorreu muitas outras vezes e com muitos outros ingredientes) por ter sobrado apenas um pouquinho, procurei alguma receita que pudesse usá-la. E olha só que engraçado: achei essa receita de bolo de mel no mesmo livrinho do bolo de cenoura.

O único probleminha (o único mesmo, viu) foi não ter dado ouvidos à minha intuição. Nos meus cálculos, renderia um certo número de bolinhos. E enquanto preparava a massa, aquila quantidade continuava na minha cabeça. Quando untei as forminhas a mesma coisa. Mas na hora que distribuí a massa entre elas, fiz a besteira de usar menos forminhas, e levei para o forno. Os bolinhos cresceram muuuuito. Tive medo de que transbordassem e perdessem completamente a forma, o que fico feliz de não ter acontecido. Tudo bem que o bolinho é bem rápido e fácil de fazer, mas não gostaria de ter que ficar com mais sobra de farinha com fermento no momento.

 



Ingredientes:

250g de mel claro + 2 colheres (sopa) para finalizar
225g de manteiga sem sal
100g de açúcar mascavo
3 ovos grandes
300g de farinha fermentada/com fermento


Pré aqueça o forno a 160ºC. Unte e forre o fundo de uma forma redonda de 20cm de diâmetro com fundo removível. Corte a manteiga em pedacinhos, e coloque em uma panela junto com o mel e o açúcar mascavo. Leve ao fogo baixo até derreter. Quando a mistura estiver quase líquida, aumente o fogo, e deixe ferver por 1 minuto. Retire do fogo, e deixe esfriar por uns 15-20 minutos, para evitar que a mistura cozinhe os ovos no momento de adicioná-los.
Adicione os ovos à mistura, e com uma colher de pau, bata bem até os ovos ficarem bem misturados. Peneire a farinha em uma tigela separada, e adicione à mistura de ovos e mel, e bata até obter uma massa macia, quase líquida.
Coloque a massa na forma preparada, e asse por 50-60 minutos, até que estejam dourados, bem crescidos e que ao pressionar o topo do bolo ele volte. Espete um palito no centro para ter certeza que está bem assado (se o palito sair limpo é porquê estará).
Leve o bolo para esfriar em uma gradinha. Aqueça as duas colheres de mel restantes, e passe/pincele a superfície do bolo, criando uma camadinha glaceada quando esfriar. Dura 4-5 dias se bem armazenado em um pote bem lacrado, longe do calor.

Rende: 12 porções - fiz 1/3 da receita e consegui 5 bolinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário