A place that gathers the best of games, comics and food. A site to all Gourmet Gamers and Glutton Readers out in the world.
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Bolo de Cenoura, Sultanas & Laranja + retorno das "férias"
E mesmo sem querer ou precisar, acabei tirando umas férias. Claro que, ficar livre de alguns trabalhos por estar doente não é exatamente férias. Mas deu pra dar uma descansada. O cômico dessa situação é se ver exatamente como a gente era quando criança: de cama, entre xaropes, lenços e comprimidos, e a nossa mãe trazendo chá e café da manhã, pra ter certeza de que a gente vai tomar remédio direito. Quem nunca?
O chato de tomar alguns remédios, é que ao mesmo tempo que cura uma parte, mexe com outras áreas, as quais tive que tratar logo em seguida. Resultado: mais tempo tomando outro tipo de remédio, porém sem estar no estado deplorável anterior. Mas ainda assim, evitei ficar pela cozinha. No dia do bolo de milho, me lembro de estar medindo a farinha pra colocar na tigela, e tive que sair duas vezes de perto para não espirrar e derrubar o pote no chão. Tudo o que eu não precisava era de transformar minha cozinha em cenário de Frozen versão padeiro.
E já que agora estou uns 80% melhor (porquê sempre tem aquela congestão nasal que vai e volta), resolvi correr pra cozinha. E para evitar desgastes, nada melhor que procurar receitas fáceis. Não só fáceis, mas que pedisse ingredientes que já tenho em casa. E que fosse um bolo simples, mas não obsoleto (se é que existe algum bolo que chegue a esse ponto).
Esse bolo de cenoura por exemplo, já fiz tantas vezes e nunca postei sabe se lá porquê. E olha que já postei até receita de mingau.
E o bolo é uma delícia. Bom, eu acho uma delícia. Já fiz algumas vezes omitindo um ingrediente ou outro, e ainda assim ficou bom. Essa receita leva originalmente passas escuras, mas como tinha um pacotinho de sultanas que estavam chegando próximo da validade, não pensei duas vezes em usá-las. O bom é que não precisa de batedeira, e a parte mais difícil da receita vai ser ralar a noz-moscada, e isso, só se você quiser, ok?
Ingredientes:
175g de açúcar mascavo
175ml de óleo de girassol (usei de milho)
3 ovos grandes, levemente batidos
140g de cenoura ralada
100g de uva passa (clara ou escura - usei sultanas)
Casca ralada de uma laranja grande
175g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada (se possível, ralada na hora)
Para cobertura:
175g de açúcar de confeiteiro ou impalpável
1 1/2 ou 2 colheres (sopa) de suco de laranja
Pré aqueça o forno a 160ºC. Unte com óleo uma forma quadrada de 18cm e forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Em uma tigela, coloque o açúcar mascavo, o óleo e os ovos. Bata levemente a mistura com uma colher de pau. Coloque a cenoura ralada, a uva passa e casca de laranja. Em uma outra tigela menor, misture a farinha com o bicarbonato, a canela e a noz-moscada.
Peneire a mistura de farinha na tigela da mistura da cenoura. Misture de leve todos os ingredientes, apenas para misturar - se misturar em excesso ficará duro. A mistura ficará leve e meio empelotada. Despeje a mistura na forma preparada e asse por 40-45 minutos, ou até ficar firme ao tocar o centro. Tire do forno e deixe esfriar por 5 minutos na forma.
Após esse tempo, retire o papel manteiga e deixe esfriar em uma grade (depois desse tempo, é possível embalar em filme plástico e congelar se quiser).
Para fazer a cobertura, misture o açúcar com o suco de laranja até ficar uma mistura cremosa como creme de leite. Decore o bolo.
Rende 15 porções (fiz 1/2 receita e usei uma forma de 15 x 15cm, e consegui 9 porções)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário