Paciência. Dependendo do dia que leio ou vejo em algum lugar essa palavra, chego a ficar com raiva. E muita. Sou uma pessoa naturalmente neurótica com algumas coisas, e tenho noção do que isso causa em mim e em quem vive comigo. E a última coisa que quero ouvir quando alguma coisa sai errado é: "você precisa ser mais paciente."
Pois bem, nesses últimos anos, depois de inúmeros acessos de raiva, choros perturbados, pulinhos no chão e palavrões que fariam minha mãe se perguntar que mal ela fez a Deus, comecei a não surtar (tanto). Sim. Sobretudo na cozinha. E principalmente quando aquela receita que você faz toda semana em casa (e sempre sai tudo certinho), vai lá e desanda. E bem no dia de servir no almoço de noivado da sua amiga.
Mas tudo bem. Me considero uma sobrevivente. Bom, hoje em dia me considero.
Mas ainda existem algumas coisas com as quais me obrigo a suportar. Uma delas é quando estou preparando alguma receita e alguém fica atrapalhando todo o processo fazendo perguntas e críticas sobre ela. E essas madeleines foi um desses casos.
Na primeira vez que as preparei, fui criticada incessantemente por alguns dos meus. Reclamaram do tamanho, da demora em colocar nas forminhas, de ter que deixar a massa descansar e muitas outras coisas. Mas no fim das contas comeram e gostaram. Na segunda vez, a mesma coisa. E, de novo, comeram e gostaram. Essa foi a terceira vez que as fiz. Dessa vez ninguém criticou, e comeram e gostaram.
Ingredientes:
60g de chocolate branco, bem picado
60g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 ovos
1/2 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar (112g)
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
1 xícara + 1 colher (sopa) de farinha de trigo (150g)
3/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela refratária pequena e leve ao banho-maria (no fogo baixo) mexendo até derreter. Deixe esfriar um pouco.
Com a batedeira, bata os ovos com o açúcar, até virar um creme espesso. Com uma espátula, misturando delicadamente de baixo pra cima, incorpore a mistura de chocolate, e em seguida a baunilha e as raspas de limão.
Peneire a farinha, o fermento e o sal diretamente na tigela dos ovos, e misture da mesma forma. Cubra com um filme plástico e leve para gelar (na geladeira, não no freezer) por no mínimo 2 horas, ou de um dia para o outro.
Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma para madeleines. Encha cada cavidade com 3/4 de sua capacidade. Asse por cerca de 10 minutos ou até que as madeleines estejam douradas. Retire do forno e desenforme imediatamente sobre uma gradinha. Sirva mornas ou em temperatura ambiente.
Rende 16 unidades em formas com capacidade para 1 colher (sopa) ou 40 unidades em formas com capacidade para 1/2 colher (sopa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário