Aquele friozinho que eu tanto esperava finalmente chegou. Sabe porquê eu gosto tanto do frio? Primeiro porquê a gente se veste melhor, já que as roupas de frio, apesar de cobrirem todo o corpo, são muito mais bonitas. Sempre gostei de botas, casacos, blusas de lã, meias e chapéus. Sim, eu gosto de gorros de lã, boinas e chapeuzinhos, inclusive aqueles peruanos, que esquentam as orelhas. Podem me internar, rsrs...
Segundo, porquê eu amo sopas e sobremesas quentes. Tortas e bolos rescém saídos do forno acompanhados por um belo chá, pães e biscoitos acompanhados de chocolate quente ou cappuccino... É a época perfeita pra colocar em prática todas aquelas receitas natalinas que a gente vê lá fora, mas não tem a menor coragem de comer (nem de fazer) na época porquê aqui está começando o verão.
Mas nem sempre dá pra fazer pães e bolos, e muitas vezes ficamos sem tempo pra fazer biscoitos (ainda não publiquei nenhum aqui, pra vocês terem uma idéia), então o caminho mais fácil é sopa. Desde que o mês de maio começou, teve sopa uma ou duas vezes por semana aqui. Somos mais eu e minha mãe que gostamos, então já que ela estava meio doente esses dias, assumi um pouco as panelas.
Vi essa sopa lá no facebook, e como rende duas porções, não pensei duas vezes em fazer pro almoço da gente (meu e da minha mãe). Gostei dela, o sabor é suave, dá uma boa aquecida e satisfaz. Mas confesso que mesmo depois de uma boa tigela de sopa, ainda senti uma vontade enorme de comer um docinho. Pode isso?
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (28g)
8 filetes de açafrão (usei cerca de 1/4 colher (chá) de açafrão em pó)
1 alho-poró grande, lavado, cortado em fatias finas
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 cenoura, descascada e ralada no ralo grosso
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 1/4 xícaras (540ml) de caldo de galinha
150g de grão-de-bico, colocado de molho no dia anterior e cozido em água e sal por 40 minutos ou até ficar al dente (se preferir, use grão-de-bico enlatado)
Sal e pimenta moída na hora
Aqueça a manteiga e o açafrão numa panela média, em fogo médio. Quando a manteiga começar a espumar, junte o alho-poró e refogue até que fique macio e transparente. Junte as raspas de limão, a cenoura ralada e a salsinha, e refogue por mais 1 minuto; acrescente o caldo e o grão-de-bico. Tempere a gosto, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.
Rende: 2 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário