terça-feira, 31 de maio de 2016

Risoto de Camarão e Limão Siciliano + domingo familiar


       
    
    Nesse último domingo, resolvemos passar parte do dia com a família. Aí é aquilo, né? Todo mundo sabe como é isso: comida, comida, e mais comida. A mesa é farta. Cheia. Principalmente, quando se trata de doces. Só que nesse caso não foi bem assim... 

Somos poucos, e no meio dos que se reúnem, tem uns beeeem chatinhos, que não comem qualquer coisa, e que torcem o nariz pra vários alimentos. Tive sorte ao fazer poucos doces, porquê mesmo pouco, quase não foi comido. A única coisa que "quase" salvou totalmente o almoço, foi o risoto de camarão.

Desde sábado já sabia que faria um risoto de camarão, então todos os ingredientes já estavam estrategicamente separados. É melhor não ter surpresas na hora H e descobrir que está sem algo importante (lembram da história do brownie com o demerara?).  Mas como toda reunião de família, sempre aparece alguém para "ajudar" e dar pitacos no que a gente está preparando na cozinha.

Como já diz o ditado: "muito ajuda quem não atrapalha", não é? O almoço demorou meia hora a mais para ficar pronto. Mas deixando de lado isso, já que apesar de outros transtornos (que não serão citados), o almoço saiu bom. O ponto do arroz estava certo, os camarões não ficaram borrachudos, enfim, tudo certo. Até que um dos convidados disse: 
"Não tem como tirar os camarões? Eu não estou querendo comer camarão hoje."

Meu irmão foi o primeiro a se habilitar a retirar os camarões e colocar no prato dele. 
No final das contas, todo mundo ficou feliz. Uns com mais camarões, outros com nenhum, e o resto sem encher a paciência. O ponto alto do dia, como eu já disse foi o risoto. O ponto baixo do dia... foi ver uma barra de chocolate Lindt com avelãs desaparecer antes que eu pudesse provar um pedacinho...  #chateada  



   
Ingredientes:

1/2 xícara de azeite extra virgem + um pouco para colocar nos camarões
1 cebola grande, descascada e picada
6 - 8 dentes de alho, descascados e bem picados
1 cenoura média (ou grande), descascada e cortada em cubos
450g de arroz arbóreo
1 1/2 litro de caldo de legumes ou galinha, quente
1/2 colher (chá) de páprica picante em pó
1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó
1/2 colher (chá) de curry em pó
1/2 colher (chá) de colorífico
2 colheres (sopa) de salsinha desidratada (ou fresca picadinha)
Pimenta do reino preta, moída ou em pó, à gosto
Sal à gosto
1 colher (sopa) de salsinha desidratada
700g de camarão pequeno, já cozido (no vapor) e descascado e frio
Suco de 1 limão siciliano grande


Em uma panela grande (usei uma com capacidade para 4 litros), em fogo médio, esquente o azeite. Refogue a cebola e o alho, e depois acrescente a cenoura e refogue ela também. Acrescente o arroz, e refogue-o por alguns. Acrescente a páprica, o açafrão, o curry, o colorífico e a salsinha, e refogue por 1-2 minutos, apenas para misturar. Abaixe o fogo, e despeje com calma o caldo (se o fogo estiver alto, ou colocar muito rápido, vai começar a borbulhar e o vapor que sair da panela pode queimar a mão e o rosto), e em seguida o suco de limão. Abaixe o fogo. Mexa, de vez em quando, para evitar que grude no fundo da panela. Cozinhe até que o líquido reduza pela metade. 

Em uma panela (ou frigideira grande), coloque os camarões, um pouco de azeite, a pimenta e um pouco de sal (aqui a gente coloca uma certa quantidade de pimenta e de sal, de acordo com o gosto da nossa família. Se colocou pouco sal no arroz, acrescente um pouco mais no camarão; se colocou muito, coloque pouco. É a última chance de acertar o tempero). Refogue de leve o camarão, só para ele absorver um pouco do sal e da pimenta (uns 3 minutos), e coloque na panela do arroz. Mexa tudo e deixe reduzir o líquido um pouco mais. O ponto que gostam aqui em casa é levemente cremoso, mas quem quiser pode deixar mais cremoso, deixando reduzir menos o líquido; ou menos cremoso deixando mais tempo no fogo. Só tome cuidado para não reduzir demais. Antes de servir, mexa bem, de baixo pra cima, pra certificar que o camarão esteja bem distribuído.

Rende de 4 a 6 porções 

Notas: 
  • Se quiser, a cenoura pode ser substituída por ervilhas congeladas. 
  • A quantidade dos temperos pode ser alterada de acordo com o seu gosto.
  • Para fazer o caldo, dissolva 6 cubos de caldo de boa qualidade em 1 1/2 litros de água fervente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário