quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Começando meu ano em fevereiro, com Brownies de Oreo



     
    Em primeiro lugar, Feliz Ano Novo. Em segundo, me desculpem pela demora. Já faz quase um mês e meio que não apareço por por aqui. Um dos motivos pra isso é cansaço, e o outro que também não colabora, é não ter pra quem fazer receitas.

Sim. Decidi que se for pra fazer algum doce, ou alimento muito grande e pesado, só dá certo quando existem pessoas pra comerem aquilo com você. E janeiro nesse ponto, foi um dos mais sem graça que já tive: pouca gente, pouca criança e muito calor não são os melhores incentivos para fazer coisas na cozinha.

Duas semanas atrás, recebemos um telefonema da nossa cunhada, avisando que a segunda princesinha chegaria até dia 15 de fevereiro, mas que poderia adiantar. Nem preciso dizer o quanto estamos torcendo pra ser tão linda e saudável quanto a primeira, e que quando se tem boa notícia, comemorar é uma necessidade.

Marquei essa receita de brownie muitos anos atrás, quando assistia o programa da Lorraine Pascale, mas só agora resolvi tentá-la. Na primeira vez, misturei os ingredientes secos de forma errada, e a massa acabou não crescendo. Na segunda, acabei batendo os ovos um pouquinho demais, e também acrescentei um pouco mais de farinha, que ajudou a dar textura, mas acabou dando tudo certo. Confesso que prefiro o sabor do brownie tradicional, mas esse também é uma delícia, e a família aprovou.




Ingredientes:

165g de manteiga sem sal + um pouco para untar a forma
200g de chocolate meio amargo, ralado ou bem picadinho
3 ovos
2 gemas
Sementes de uma fava de baunilha ou 2 colheres (chá) de extrato (usei extrato)
165g de açúcar mascavo, levemente prensado (uso dividido)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (usei 3)
1 colher (sopa) de cacau em pó
Uma pitada de sal
1 pacote (154g) de Oreos (ou Negresco, se não encontrar)
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar


Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma quadrada de 20 x 20 cm, e forre com uma folha de papel manteiga grande, deixando sobrar bastante papel em duas das laterais da forma, formando alças (vai facilitar na hora de desenformar).
Coloque a manteiga em uma panela pequena, e leve ao fogo médio até derreter. Remova do fogo, e acrescente o chocolate ralado, e deixe parado por uns 2 minutos, até começar a amolecer e misture bem. Reserve. 
Na tigela da batedeira,  coloque os ovos, as gemas e a baunilha, e bata tudo até virar uma mistura clara e fofa. Adicione metade do açúcar, e bata bem. Faça o mesmo com a outra metade. Retire a tigela da batedeira. Despeje toda a mistura de chocolate e manteiga derretida, delicadamente, numa das laterais internas da tigela. Coloque as colheres de farinha, o cacau e o sal da mesma forma. Com uma espátula ou colher grande, vá misturando a massa de baixo pra cima, de fora pra dentro, tomando cuidado para a mistura não perder muito ar. Faça isso até que não tenha mais nenhum resíduo de farinha.
Quebre 1/3 dos biscoitos do pacote em quatro, e coloque na massa, dando uma mexida rápida. Despeje a massa na forma preparada, e distribua o restante dos biscoitos, partidos em quatro, ou ao meio por cima da massa, pressionando de leve.
Leve ao forno por 30 minutos (assei por uns 40), ou até que o centro esteja macio, mas levemente resistente (depois de frio ele firma). Deixe esfriar completamente na forma. 
Use as alças para remover da forma, corte em 16 quadrados, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva-os.


Rende 16 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário