Faz um tempinho que não posto, eu sei. Não vou fingir que foi por falta de tempo, nem por falta de dinheiro também. O problema foi não ter o que fazer, ou melhor dizendo pra quem fazer receitas por perto. Isso pra mim é um grande transtorno.
Veja bem, não que cozinhar pra mim seja exatamente um transtorno. É até muito fácil. Faço de uma vez só coisas que dura cerca de uma semana, e refeições bem variadas. Mas quando se trata de doce... Ai os doces. Tenho que ter uma cautela enorme pra não comer tudo. Literalmente. Sou uma formigona, sabe?
Já fazia um tempo que eu queria fazer esse bolinho da Nigella. Lembrode quando ela preparou para o aniversário de uma menininha chamada Bea, uma gracinha. E desde aquela época quis fazer algo assim. Mas e a coragem de fazer e os chatos daqui de casa e da família decidissem não comer? Teria que dar conta sozinha e meu estilo de vida atual não me permite esses exageros.
Minha cunhada, mãe da minha sobrinha de 2 anos, está esperando uma segunda menininha, e em breve saberemos o nome da outra princesinha. Enquanto isso, já que hoje é Dia das Crianças no nosso país (pra minha mãe é Dia de Colombo e ponto final), fiz o tal bolo de chocolate e mel da Nigella, inclusive as abelhinhas.
O bolo em si não é muito doce, e apesar de não parecer na hora do corte, ele é muito macio. Derrete na boca. Até minha mãe que estava com um pé atrás por medo do excesso de doçura comeu tranquila e elogiou o sabor e a textura. O melhor de tudo isso foi usar um restinho de marzipã que eu tinha congelado e não sabia o que fazer com ele. Ele rendeu 8 abelhinhas, mas até a hora da foto já eram 6, e por pouco não viraram menos, rs
Ingredientes:
Bolo:
115g de chocolate meio amargo picado ou em gotas
1 1/3 xícaras (240g) de açúcar mascavo
1 xícara (230g) de manteiga, em temperatura ambiente
1/2 xícara (125ml) de mel
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 1/2 xícaras (225g) de farinha de trigo, peneirada
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 xícara (250ml) de água fervente
Calda de Chocolate e Mel:
1/4 xícara (60ml) de água
1/2 xícara (125ml) de mel
175g de chocolate meio amargo bem picado
1/2 xícara + 1 colher (sopa) (80g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
Abelhinhas:
25g de marzipã ou pasta americana, amarela
12 lâminas de amêndoas
Bom, antes de começar o modo de preparo, quero dizer que existem dois métodos de preparo da massa: o convencional e o rápido. O convencional tem alguma etapas a mais. O rápido, no processador. Escolhi o rápido, mas deixei o link com o método convencional porquê sei que nem todo mundo tem processador em casa (dois anos atrás eu não tinha).
Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte e forre o com papel manteiga o fundo de uma forma redonda de 23cm de diâmetro com fundo removível. Reserve.
Método rápido (processador): certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente antes de tudo. Coloque todos os ingredientes da massa no processador, deixando a água fervente por último, e bata até que tudo fique bem homogêneo (certifique-se que o chocolate esteja completamente derretido e misturado na massa). Despeje na forma preparada e leve ao forno por 1 hora e 30 minutos. Cheque a forma na metade do tempo (45 minutos) e se a massa estiver ficando escura no topo, cubra a forma com papel e alumínio e volte a checar a cada 15 minutos. Deixe o bolo esfriar completamente na forma.
Para fazer a calda,coloque o mel e água numa panelinha, e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e adicione o chocolate, e vá mexendo em círculos, até que o chocolate derreta e se misture completamente no líquido quente. Adicione o açúcar de confeiteiro e misture bem, até o açúcar desaparecer na mistura e ela ganhar consistência.
Escolha o prato que vai servir o bolo e coloque 4 tiras de papel manteiga formando um quadrado nas bordas dele (isso vai evitar que a calda grude no fundo prato). Desenforme o bolo, e coloque no prato. Coloque metade da calda por cima do bolo e ajuste com uma espátula até cobrir todo o topo (deixando um pouquinho para as abelhinhas). Coloque o resto da calda e cubra as laterais. Deixe esfriar para a cobertura endurecer um pouquinho.
Para as abelhinhas, divida o marzipã em seis bolinhas iguais. Molde-as como se fossem cheetos gordinhos e mais curtos, deixando as laterais meio achatas. Usando a ponta de um palito de churrasco, faça três linhas no corpo e dois olhinhos em cada uma, usando parte da calda separada. Use as lâminas de amêndoas para fazer as asinhas, duas em cada. Deixe-as secar.
Retire os papéis do bolo e decore o topo com as abelhinhas.
Rende 10 fatias (fiz 1/2 receita, usei uma forma com 20cm de diâmetro, assei em 45 minutos e rendeu 6 fatias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário