quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Um Clafoutis de Ameixa (numa tarde fria de agosto com minha mãe)





    Já fazem uns bons que não me lembro de ter um inverno tão frio e úmido por aqui (uns 20 anos, mais ou menos). Mas não estou reclamando. Adoro o frio. Sei que com o frio vem outros probleminhas básicos (como os que eu tive no mês passado), mas confesso aqui que se eu tivesse me cuidado melhor não teria acontecido.  

Mas voltando ao assunto, adoro o frio. Adoro sobremesas quentes, bolinhos recém saídos do forno, cafés, chás e canecas de chocolate quente. E essas foram só as coisas doces. É, eu sei. Eu gosto de comer. De comer, e de fazer comida também. Não escondo isso de ninguém. Aprendi isso desde cedo com a minha mãe, e até hoje, quando sobra um tempinho, passamos juntas fazendo alguma coisa na cozinha e conversando.

Uns dias atrás a temperatura caiu bem. Escureceu tanto, que duas da tarde pareciam mais de cinco. Estava revendo alguns episódios de Daredevil quando senti vontade de fazer algum docinho. Antes de partir pro chocolate, resolvi vasculhar a geladeira, e assim dei de cara com umas ameixas. Provei uma e descobri que estavam bem ácidas, e que seria ótimo fazer algum doce com elas. Decidi fazer essa receita de clafoutis porquê tinha tudo em mãos, mas fiz só meia receita, o que foi suficiente pra passar um momento com a minha mãe, que me agradeceu por ter feito algo ácido, doce e quentinho pra comer depois do almoço.




 

Ingredientes:

Manteiga, para untar
1/3 xícara (75g) de açúcar refinado  +  um pouco para polvilhar 
400g de ameixas vermelhas (umas 6), sem caroço, partidas ao 1/2
1/3 xícara (50g) de farinha de trigo branca
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (250ml) de creme de leite
3 ovos
Amêndoas laminadas para decorar (opcional)


Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga um refratário com capacidade para 2 litros (8 xícaras) e polvilhe um pouco de açúcar refinado dentro dele. Arrume as ameixas, com o lado cortado para cima, dentro do refratário. Coloque a farinha, o açúcar, a baunilha e o creme de leite numa tigela, e bata bem. Adicione os ovos, e bata até virar uma mistura cremosa. Despeje a mistura no refratário, e polvilhe as amêndoas (se for utilizá-las), e leve ao forno por 35-40 minutos, ou até ficar inflar e ficar dourado. Sirva morno. Polvilhe um pouco de açúcar para decorar e sirva com sorvete de baunilha, se quiser.

Rende 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário