segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Brigadeiro de Natal (Peppermint Brigadeiros) + Xmas Black Bottom Cupcakes

Tipo assim... natalino, rsrs. Nessa semana resolvi contribuir com o movimento de docinhos natalinos na blogosfera. E que doce é mais conhecido e fácil do que brigadeiro? Mas esse tem mel e menta (essência) na receita. De última hora acabei acrescentando uns bolinhos tipo cheesecake que conheci recentemente, os black bottom cupcakes, que aqui ganharam uns tons natalinos pra comemorar. Sem mais, tão aí as receitas.






Peppermint Brigadeiros

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó (usei cacau)
1 colher (sopa) de mel
12 gotinhas de essência de menta
Confeitos para decorar


Leve ao fogo todos os ingredientes, e cozinhe até dar o ponto de enrolar (cerca de 15-20 minutos). Deixe esfriar, faça bolinhas do tamanho desejado, e passe nos confeitos.
Se quiser, pode omitir a essência de menta e enrolar em balinhas de menta trituradas (tipo candy canes). Fiz brigadeiros graaandes, e rendeu pouco mais de uma dúzia.






Black Bottom Cupcakes Natalinos




Ingredientes:

para a mistura de cream cheese
340g de cream cheese (não precisa tirar antes)
1/2 xícara de açúcar
1 ovo grande, em temperatura ambiente
1/2 xícara de chocolate meio amargo em gotas pequenas (usei o callebaut)
2 colheres (sopa) de confeitos (os mesmos que usei nos brigadeiros acima)

para os cupcakes
1  3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau em pó (alcalino ou Dutch process)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo (canola)
1 xícara de açúcar
1 xícara de *buttermilk
2 colheres (chá) de extrato de menta/hortelã



Pré aqueça o forno a 170ºC.
Arrume em 2 assadeiras para cupcakes com 12 cavidades, 18 forminhas de papel e reserve.
Comece pelo cream cheese: em uma tigela média, bata o cream cheese com o açúcar, até ficar cremoso. Adicione o ovo e bata bem. Coloque as gotas de chocolate e 1 1/2 colher (sopa) dos confeitos e misture. Reserve.
Em uma outra tigela, coloque a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal, e misture bem.
Em uma tigela grande, com a batedeira em velocidade média, bata juntos o óleo e o açúcar. Adicione os ingredientes secos em duas partes, alternando com o buttermilk e o extrato, tendo certeza que todos os ingredientes estão bem misturados.
Cuidadosamente, preencha 2/3 de cada uma das forminhas alinhadas. Coloque cerca de 1 1/2 colher (sopa) da mistura de cream cheese por cima da massa de cada uma das forminhas. Distribua a 1/2 colher (sopa) de confeitos restante entre eles.
Asse por cerca de 30-35 minutos, ou até espetar um palito e o mesmo sair liso. Retire do forno e deixe-os esfriar nas formas por 30 minutos. Remova das formas e deixe-os esfriar completamente numa gradinha.
Rende 18 cupcakes




*para fazer o buttermilk para essa receita, em uma tigelinha, coloquei 1 xícara de leite integral, e acrescentei 1 colher (sopa) de suco de limão (coado, sem gominhos), misturei bem e esperei 10 minutos para poder usar.




Nota (pequena): Normalmente eu faço sempre um pouco mais (cerca de 1/3 ou 1/4) da parte do cream cheese, porquê as vezes não tenho ovos grandes, então uso dois pequenos, e aumento a quantidade de cream cheese e açúcar.



Já eram mais de 18:00hs e esse sol quente e maravilhoso
iluminando a casa toda. Aproveitei a luz 
natural e cliquei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário